A história da Missão se mescla com a jornada do Pr. Simonton. Aos 17 anos, já no seminário, ele começou a evangelizar no bairro Califórnia (entre as cidades de Barra do Piraí e Volta Redonda), no interior do Rio de Janeiro. Aos 19, com a conclusão do seminário, foi ordenado ao ministério pela Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade de Volta Redonda/RJ. Desde então, ele foi pastor nas cidades de Conservatória/RJ, Carangola/MG, Muriaé/MG, Caparaó/MG, Divino/MG, Coronel Fabriciano/MG e Niterói/RJ, entre outros locais, implantando novas igrejas, despertando jovens para o serviço cristão, e priorizando, acima de tudo, a proclamação do Rei Jesus e do Seu Reino.

Desde o começo da sua trajetória ministerial, Pr. Simonton sempre foi focado no ensino, produzindo diversos livros e revistas de Escola Bíblica, distribuídos por todo o país. Além disso, ele sempre teve uma vocação para trabalhar com a nova geração, pregando o evangelho de forma criativa, sem perder a reverência pelo sagrado. Buscando ampliar suas possibilidades de trabalho, Simonton se desligou da Igreja Presbiteriana no final de 1996, se mudando para Vila Velha com a família, para dar início a um projeto não denominacional na orla da Praia da Costa.

Simonton segue trabalhando na Missão Praia da Costa, apresentando Jesus de uma forma viva e relevante, buscando traduzir o evangelho na justiça social, na quebra da religiosidade e no alcance da nova geração. Simonton é casado com Mirna,
pai de Débora, Raquel e Matheus, sogro de Marcos e Douglas, e avô de Joaquim e Isabel.